domingo, 27 de fevereiro de 2011

Novo Comandante do 4º BPM de Máringa,garante aumento de efetivo

Novo Comandante do 4º BPM de Máringa,garante aumento de efetivo,confira abaixo a brilhante matéria do Jornal O DIÁRIO


Uma volta para casa. Assim o tenente-coronel Chehade Elias Geha define sua designação para comandar o 4º Batalhão de Polícia Militar em Maringá (4º BPM).
Sua carreira de policial começou em Maringá, como aspirante a a oficial, ao deixar a academia da polícia, em 1989. "Um dos motivos de o comando geral me escolher para essa praça é o fato de eu conhecer a região e a equipe do 4º BPM", explica.
A escolha foi do ex-comandante do batalhão, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, ainda no ano passado, e confirmada pelo novo comandante da PM no Paraná, coronel Marcos Teodoro Scheremeta. "Fui muito bem recepcionado, especialmente pelos antigos companheiros, que se colocaram à disposição para que, juntos, realizemos um trabalho de alto nível."
O curitibano de 47 anos, pai de três filhos, confessa que se surpreendeu com o progresso que Maringá alcançou desde que deixou a cidade para ser assessor de Segurança do então governador Jaime Lerner, depois chefe de operações em Curitiba, chefe da Sessão de Armas e Munições da PM, comandante da Rone e comandante do Pelotão de Choque.
Teve passagens ainda pelos pelotões de Cavalaria e Trânsito. "O que tenho a reclamar é que em 2006 vendi o apartamento que tinha na cidade e ao retornar vejo que o preço dele triplicou", brinca.
"O governador disse que está em processo a abertura de novas vagas e contratação para completar o quadro. A PM deu um salto bastante grande, que agora o eto será colocado em prática’’

Chehades Elias Geha
"Policiais de vários batalhões serão formados aqui e, após a parte teórica, farão a prática nas ruas da cidade. Teremos inúmeros profissionais de segurança pública somando ao efetivo do 4º BPM’’ 
O Diário - A cidade que o senhor deixou está muito diferente da que encontrou agora?
Chehades Elias Geha – Maringá passa por uma explosão de progresso surpreendente. A cidade mudou muito desde que fui para Curitiba.
O Diário - Esse crescimento significa também mais trabalho para a polícia?
Chehades Elias Geha – Sem dúvida. A cidade era bem mais calma. Atualmente, vemos o crescimento da criminalidade e das drogas.
O Diário - Já tem algum projeto para enfrentar esse aumento da criminalidade?
Chehades Elias Geha – Tenho feito muitas reuniões com os oficiais para entender o quadro atual a fim de estabelecer um programa de comando. A PM de Maringá é uma referência no Paraná pela qualidade de seus membros e pelo nível do trabalho realizado, portanto acredito que poderemos definir um programa que seja bom para a comunidade e para a própria polícia.
O Diário - O senhor se acha preparado para comandar o policiamento em uma cidade desse porte?
Chehades Elias Geha – Na PM, principalmente na questão do oficial de patente, já nos 3 anos de internato na academia, ganha-se uma noção básica de um todo, mas desde que se é declarado aspirante a oficial até chegar ao último posto há uma maturação, um sistema gradativo em que se adquire experiência nos mais diversos setores da polícia.
O Diário - O senhor já conhece o funcionamento desses setores?
Chehades Elias Geha – Além dos anos em que trabalhei em Maringá, conto como de grande importância na minha formação o trabalho em unidades como o Regimento de Cavalaria, Batalhão de Trânsito, Sessão de Armas e Munições, como chefe de operações, comandante da Rone e do Pelotão de Choque. Esse trabalho foi realizado em Curitiba, cidade de porte que exige uma atuação competente da polícia.
O Diário - O policiamento de uma cidade como Maringá não difere do de Curitiba?
Chehades Elias Geha – Tem suas peculiaridades, mas muito do que se faz em uma cidade pode ser aplicado na outra. Em alguns dos pelotões que passei realizamos trabalhos no Estado inteiro, o que me dá uma boa ideia de que tipo de serviço pode ser realizado em uma cidade como Maringá.
O Diário - Um dos problemas da PM de Maringá é o fato de o efetivo não ter acompanhado o crescimento da cidade.
Chehades Elias Geha – Nesta semana, o governador Beto Richa se pronunciou a respeito e ele declarou que houve um certo desequilíbrio entre a permanência de policiais na corporação e novas contratações. O governador disse que está em processo a abertura de novas vagas e contratação para completar o quadro. A PM do Paraná deu um salto bastante grande, que agora deverá ser colocado em prática.
O Diário - Como assim?
Chehades Elias Geha – As definições já aconteceram e agora caberá ao governo atual executar o que está planejado.
O Diário - Isso é para já?
Chehades Elias Geha – Um policial não é apenas contratar. Existe um processo de seleção, que é bastante demorado, depois vem o processo de formação. Para que um policial esteja pronto não é como um novo funcionário para uma empresa; é preciso uma preparação longa, pois ele será responsável diretamente pela preservação da vida. É um longo processo para proporcionar esse equilíbrio profissional e emocional.
O Diário - O que está planejado para o interior?
Chehades Elias Geha – Temos, por exemplo, a instalação dos comandos regionais. Maringá será sede do 3º comando e terá o único núcleo fora de Curitiba para a formação de policiais.
O Diário - Em que o comando regional será importante para a região?
Chehades Elias Geha – Até agora tínhamos dois grandes comandos, um específico para a capital e um, apenas um, para atender a todas as unidades do interior. Assim, sempre que um batalhão precisasse de qualquer intervenção, fosse financeira, de viaturas ou qualquer assunto, o comandante tinha que se deslocar a Curitiba. Agora tudo isso poderá ser resolvido aqui mesmo em Maringá, de forma rápida.
O Diário - E a extensão da Academia da Polícia Militar?
Chehades Elias Geha – Além de formar novos policiais para todo o interior do Paraná, essa academia será uma das soluções para aumentar o efetivo em Maringá, pois policiais de vários batalhões serão formados aqui e, após a parte teórica, farão a parte prática nas ruas da cidade. Teremos aí inúmeros profissionais de segurança pública somando ao efetivo do 4º BPM para darmos uma resposta mais próxima à população. Será um acréscimo bastante considerável nas ruas.
O Diário - Isso pode resolver a questão de Maringá, mas há algum plano para os pequenos municípios da região?
Chehades Elias Geha – Na maioria dos municípios temos poucos policiais, mas podemos fazer uma leitura positiva, pois a PM é a única instituição governamental presente em todas as cidades paranaenses. Estou me reunindo com os comandantes dos destacamentos para conhecer a realidade de cada município e buscarmos soluções. Há casos em que será viável aumentar o efetivo, há casos que a solução pode ser maior presença do patrulhamento.
O Diário - Há alguma solução imediata?
Chehades Elias Geha – A Escola de Formação do 4º BPM está formando 69 novos policiais, o que vai dar condições de atender algumas necessidades. Nesta semana, eles concluíram a parte teórica e a partir de agora vão para a prática nas ruas.
O Diário - A população tem parte no trabalho da polícia?
Chehades Elias Geha – Precisa ter. Quando a população participa, denunciando, a polícia passa a ter mais olhos a saber de fatos de onde não está presente. A informação permite uma ação rápida e cirúrgica da polícia.
Fonte,site,Jornal O DIÁRIO
http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/396854/academia-e-solucao-para-efetivo-diz-comandante-do-4obpm/

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Comandante geral da PMPR promete mais policiamento ostensivo

Comandante geral da PMPR promete mais policiamento ostensivo

Ademar MarquesA criação do 2º Batalhão da Região Metropolitana fará com que o 17º Batalhão, que atualmente atende os 22 municípios da Grande Curitiba, tenha mais tempo e condições de atender a população de São José dos Pinhais, com mais estrutura e viabilidade para oferecer proteção ao cidadão no momento em que ele mais precisa de polícia nas ruas. A afirmação é do comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcos Teodoro Scheremeta, ao falar sobre segurança pública e mais investimentos na área para combater a criminalidade.
“Ao implantarmos outro batalhão na Região Metropolitana de Curitiba, o 17º BPM deixará de se preocupar com a região Norte e, assim, dar mais atenção a São José dos Pinhais, que está na região Sul. Com isso, Colombo, Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Quatro Barras e toda a região, não ficarão mais sob a responsabilidade do 17º, que irá atender, além de São José, somente os municípios como Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Agudos do Sul e Tijucas do Sul, e outros pequenos municípios. Com isso, sobrará mais tempo para o município sede da corporação”, explica Scheremeta.
Segundo ele, a reestruturação da PM impôs a divisão da região atendida pelo 17º BPM. “O município de São José dos Pinhais será uma área específica para o batalhão trabalhar. Com menos municípios para atender, certamente o 17º terá mais tempo para dedicar-se à segurança na sua área de atuação”, diz.  Sobre o efetivo da PM, o comandante ressalta que, por solicitação do governador Beto Richa, será feita a contratação de novos policiais. Porém, ele explica que esta não é uma medida em curto prazo. “Por enquanto, a medida em curto prazo será a intensificação das operações, com a readequação das escalas e procedimentos, colocando o policial mais próximo da população”, avalia o comandante.
A contratação de mais policiais levaria, no mínimo, seis meses para o concurso e mais nove para prepará-lo deixando-o apto a sair às ruas. Scheremeta explica que após este período o policial militar estará preparado para atuar junto da população. “Temos que ter policiais bem treinados, sem truculência e bem educados para tratar o povo com cordialidade, respeitando o cidadão nos seus direitos. Eu não admito homens despreparados e truculentos na corporação”, afirma.
Polícia Comunitária e prevenção
O policiamento comunitário será reforçado em toda a Região Metropolitana de Curitiba. Para o comandante, este tipo de trabalho nunca deixou de existir. “O próprio patrulhamento escolar é um trabalho comunitário, mas nós vamos intensificar esse mesmo trabalho na periferia da cidade, onde o policial passará a ser uma pessoa de confiança da população, alguém que a gente pode contar a qualquer hora, sem medo”, explica.
Para Scheremeta, a equipe policial deve trabalhar em cima da prevenção para evitar que o crime aconteça. “Com polícia na rua, temos como combater a criminalidade e ao mesmo tempo evitar que o delito ocorra”, diz o comandante. Se nós colocarmos 15 ou 20 policiais nas ruas, andando a pé, eles estarão fazendo prevenção. Porque se eu evitar que o crime aconteça, não preciso fazer repressão e a Polícia Militar poderá trabalhar com estatísticas. Para isso, estamos solicitando ao nosso governador a contratação de mais policiais para o Estado e, precisamente, para São José dos Pinhais.
De acordo com Scheremeta, a contratação dos novos policiais não será da noite para o dia. Ele explica que desde o momento em que o governador o autoriza a contratá-los ainda leva um tempo de aproximadamente seis meses para o processo de concurso público e mais nove meses de treinamento na Academia Militar. “Tenho 15 meses para preparar um policial e deixá-lo apto a exercer a função. Não posso colocar um profissional da segurança pública incapaz de atuar nas ruas e dar segurança ao cidadão”, afirma.
Área de perigo e blitz nas ruas
A partir da próxima semana, o comando geral da Polícia Militar estará determinando operações policiais nas principais áreas de risco no município de São José dos Pinhais. De acordo com o comandante, regiões como Jardim Ipê e Guatupê, além dos bairros Cidade Jardim, Boneca do Iguaçu e Grande Afonso Pena, encabeçam a lista da PM onde diversas operações contra o crime serão deflagradas. “Vamos fazer várias operações em bairros de São José dos Pinhais a partir desta semana, como fizemos na semana passada no centro e bairros da capital. O novo comando do 17º, que assumiu esta semana, coordenará as operações”, garante Scheremeta.
Sobre o tráfico de drogas, o comandante afirma que as rodovias federais (277, 376 e 116 – Contorno Leste) que passam pelo município favorecem a ação de traficantes. “A cidade foi privilegiada com o progresso, que trouxe as rodovias, mas também trouxe o tráfico e, sobre isso, seremos linha dura no combate”, diz Scheremeta.  Segundo ele, o serviço de inteligência da PM será intensificado nestas regiões.
Durante as operações, Scheremeta afirma que a PM será orientada a não tolerar a perturbação do sossego, onde muitos carros com som em alto volume nas ruas ou em lanchonetes e postos de gasolina causam transtornos à população. “Vamos atuar também em cima de alguns motociclistas que desfilam na cidade com o escapamento das suas motocicletas abertos, sem o silencioso, e que agem sempre próximos aos colégios e outros estabelecimentos. Algumas vezes, em carros e motos que agem dessa forma, o tráfico está por perto”, afirma.
Polícia nas ruas e ações integradas
“A operação com polícia nas ruas não é só uma iniciativa minha, mas sim do próprio governador Beto Richa, que exigiu a realização desse trabalho. Na medida em que colocamos a polícia na rua, a população, além de se sentir mais segura, ela também passa a confiar mais na sua polícia. Nós vamos resgatar a confiança do povo na polícia, é isso o que queremos”, afirma Scheremeta. Ele diz que quando o comando coloca os policiais nas ruas, dois problemas são resolvidos, o crime que deixará de ser praticado naquele local e a população passa a confiar mais no trabalho da PM. “Não podemos esconder o policial e isso, apesar de ser o meu estilo de trabalho, é uma determinação do nosso governador”, diz.
Para a realização de um trabalho de repressão à criminalidade, com operações diurnas e noturnas, no centro e bairros de São José dos Pinhais, Scheremeta garante que será uma atuação integrando as polícias Militar, Civil e Guarda Municipal. “Com a união dos esforços, vamos vencer o oponente. Trabalharemos com equipes táticas e de inteligência nas áreas de maior incidência de crimes e no trânsito vamos atuar em conjunto com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de São José dos Pinhais”, explica.
Quanto ao aumento do efetivo para o município, o comandante garante que o governador vai atender o seu pedido. “Já tivemos uma contratação recentemente, mas não foi o suficiente para atingirmos o patamar. Com a criação de um segundo batalhão para a Região Metropolitana, certamente vamos conseguir suprir a falta de policiais em São José dos Pinhais”.

Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), comandado pelo Polícia Militar em todo o Estado e aplicado em ensinamentos às crianças da rede municipal de ensino, será intensificado na Região Metropolitana, de acordo com o comandante. Porém, ele lamenta que as drogas cresceram ao ponto de tornar-se, também, um problema social. “Nós, da PM, combatemos o tráfico e drogas e através do Proerd ensinamos às crianças que este caminho das drogas é errado. Porém, acredito que outros poderes constituídos deveriam se preocupar com esse drama também. Mais pessoas da sociedade organizada deveriam entrar conosco nesta luta, prevenindo as crianças desse mal e evitando a sua propagação”, afirma.

Para o comandante, o combate às drogas começa em casa com os pais educando os filhos pequenos para evitar que eles se transformem em vítimas dos traficantes. Segundo ele, o Proerd é um começo maravilhoso, porém, tem que existir o acompanhamento. “Vamos combater com rigor o tráfico de drogas, com polícia nas ruas evitando os crimes e a violência contra a pessoa de bem, reprimindo a propagação do entorpecente em todas as camadas, já que o crack não escolhe a posição da pessoa, ele chegou à grande camada social e isso é um perigo”, alerta o comandante.

“O município de São José dos Pinhais, onde já atuei comandando o Batalhão Metropolitano, pode contar com a nossa Polícia Militar. Eu tenho um carinho muito grande por esta cidade e tenho certeza que vamos fazer muito para que a população são-joseense se sinta tranqüila vendo a polícia nas ruas”, finalizou o comandante.
Fonte,site,Jornal Metropole

http://www.metropolejornal.com.br/detalhes_noticias.php?codnoticia=1866

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Polícia Militar lança primeira fase da “Operação Saturação” em Curitiba,operaçao visa reduzir a criminalidade em Curitiba e Região Metropolitana.

Polícia Militar lança primeira fase da “Operação Saturação” em Curitiba,operaçao visa reduzir a criminalidade em Curitiba e Região Metropolitana.



A Polícia Militar do Paraná lançou nesta sexta-feira (11), às 16h, a “Operação Saturação”, em Curitiba, que segue até as 23h. Cerca de 70 policiais militares e cerca 25 viaturas estão realizando abordagens e fiscalizações em busca de armas, drogas, foragidos da justiça, além de combater outros delitos. A atividade é realizada por policiais militares da Companhia de Operações e Eventos.
“A presença policial na rua, a atuação constante da polícia nos lugares onde ela é mais necessária hoje, é o que vai resgatar a confiança da população na PM. Se colocamos a polícia na rua, diminuímos o crime e a criminalidade e a população se sente mais segura e mais respeitada”, garante o Comandante-Geral da PM, Coronel Marcos Teodoro Scheremeta.



“A prevenção também é um dos objetivos desta ação, já que nos antecipamos à criminalidade colocando policiamento nas ruas”, afirma Capitão Vagner Lúcio dos Santos, comandante da unidade. Duas regiões de Curitiba recebem a operação nesta sexta-feira, Central e Sul, no entanto as ações devem continuar. Os locais visitados foram apontados pelo Mapa do Crime da Secretaria da Segurança Pública e pelo Serviço Reservado da PM.
http://www.policiamilitar.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=3124
Fonte,Site,Polícia Militar do Paraná
http://www.policiamilitar.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=3124

“O número de ocorrências registradas nos locais da operação chamaram a atenção e por isso observou-se a necessidade desta atividade”, afirma o Capitão. Além disso, segundo ele, é importante lembrar que as pessoas estão voltando de férias e as aulas também. “As maiores incidências são de furto e roubo”, completa o capitão. O resultado da operação será divulgado neste sábado (12).
Estão sendo montados bloqueios policiais, nas quais são usadas as técnicas de abordagem e, por isso é importante que a população entenda e colabore com os policiais. “A polícia militar do Paraná tem uma ação rigorosa, mas não truculenta, visando sempre atender o cidadão da melhor forma possível”, afirma.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Secretário de Segurança se reúne com Comando das Policias Militar ,Civil e Bombeiros para tratar de contratações imediatas.

Secretário de Segurança se reúne com Comando das Policias Militar ,Civil e Bombeiros para tratar de contratações imediatas.



O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, reuniu-se na noite de sexta-feira (04) com os comandos da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e com o Procurador Geral do Estado, Ivan Bonilha, para organizar os processos de contratação de novos policiais.
Almeida César disse que o trabalho neste momento se concentra em realizar um diagnóstico sobre vagas disponíveis, validade dos concursos recentes e necessidade de abrir novos processos de seleção. “Encerrada esta fase, serão feitas gestões junto às secretarias da Fazenda e Planejamento para encaminhar as novas contratações”, afirmou o secretário.
O encontro contou com a participação do comandante da Polícia Militar, coronel Marcos Scheremetta, o comandante dos Bombeiros, coronel Hercules Donadello, o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Vinicius Michelotto, e o procurador Geral do Estado, Ivan Bonilha, para traçar uma linha de ação visando à contratação de novos policiais para as corporações.
Polícias – O comandante da PM afirmou que a iniciativa do secretário de Segurança de reunir as polícias para encaminhar uma solução para o aumento dos efetivos demonstra que o Governo do Estado está empenhado em resolver esta situação o mais breve possível. “Contamos com a vontade do governador Beto Richa para resolver a situação o mais breve possível. Todos nós queremos dar à população uma resposta rápida em termos de segurança”, disse o comandante Scheremetta.
Para o delegado-geral da Polícia Civil a reunião com o secretário Almeida César é um passo importante para o planejamento estratégico dos órgãos de segurança. “É essencial fazermos esta discussão juntos, pois há uma defasagem de pessoal absurda nas corporações”, destacou Michelotto, lembrando que a situação das forças de segurança.

Fonte,Site,Jornal Bem Paraná
http://www.bemparana.com.br/index.php?n=171148&t=governo-se-reune-para-organizar-processos-de-contratacao

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Nota Importantíssima ! SESP vai se reunir para tratar da contratação de mais policiais,APROVADOS EM ESPERA DEVERÃO SER CONVOCADOS !

SESP vai se reunir para tratar da contratação de mais policiais

Nesta sexta-feira o secretário de Segurança Pública do Paraná, Reinaldo de Almeida César, vai se reunir com os comandos das Polícias Militar e Civil para tratar do chamamento dos classificados no último concurso e de um possível novo processo seletivo para ampliar o efetivo no Estado. A reunião vai contar também com a participação de representantes da organização dos concursos. Em entrevista exclusiva ao BandNews Curitiba Edição da Manhã na segunda-feira, o secretário admitiu que o efetivo das polícias está defasado. Na Polícia Militar, hoje são 17 mil homens, mas a previsão legal é de 26 mil. Na Polícia Civil, a situação é pior: deveriam ser seis mil, mas hoje há apenas cerca de três mil e 200 policiais.
Fonte,Site,Blog da Joice
http://blogdajoice.com/